A Abertura Diocesana do Jubileu da Esperança 2025
A Abertura Diocesana do Jubileu da Esperança 2025, no dia 29 de dezembro de 2024, foi marcada pela presença expressiva do povo de Deus vindo de toda a Diocese. Mesmo sob chuva intensa e constante, os fiéis não deixaram de participar da peregrinação e contemplaram com alegria as palavras de esperança proclamadas pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota.
Na manhã deste domingo, também foi realizada a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, em Roma. O vigário geral do Papa para a Diocese de Roma e arcipreste da Basílica de São João de Latrão, Cardeal Baldo Reina, presidiu a celebração e o ato que marca o início do Ano Jubilar em todas as dioceses do mundo.
Impulsionados pela frase: “A Esperança não decepciona”, os presentes reuniram-se na Paróquia de São Geraldo para o início da celebração e, em seguida, debaixo de uma chuva constante, com seus guarda-chuvas, rezando ou em silêncio, seguiram a Cruz peregrina de Cristo até a Catedral de Santo Antônio para a sequência do momento celebrativo.
Na chegada à Catedral, o Bispo Diocesano realizou a abertura solene da Porta Santa e proclamou a abertura oficial do Jubileu da Esperança, na presença expressiva do clero diocesano, seminaristas, religiosos e leigos, e em seguida deu continuidade à celebração.
Em sua fala, Dom Francisco destacou a importância do anúncio do Ano Jubilar e de como usufruir das indulgências propostas pelo mesmo, mantendo-nos firmes no caminho da fé. Pontuou também que a esperança não permite a nós, cristãos, entrarmos em desespero, pois somos todos vencedores e confortados em Deus pelo triunfo de Jesus, nosso precursor, sobre a dor e a morte. Ao vislumbrar o caminho luminoso, seremos conduzidos por Ele ao Reino dos Céus.
Sugeriu que o documento norteador do Jubileu, “a Bula”, fosse facilitado aos fiéis nas paróquias, pelos padres, para um maior entendimento e vivência do Ano Jubilar, evitando que o mesmo se torne apenas um evento. “Abramos ao conhecimento da graça que nos alcança pela cruz de Cristo e, impulsionados pelo Espírito Santo, sigamos nossa vida de fé.”
Suscitou ainda a necessidade de acolhermos as famílias, os idosos, os jovens, os encarcerados, os deficientes físicos, os pobres e os hospitalizados, para que sejam atendidos e evangelizados dignamente dentro da perspectiva cristã da esperança e do amor.
O Decreto Diocesano foi lido pelo chanceler, Lucas Vinícius França Oliveira, destacando as práticas da Misericórdia, do Apostolado e do Sacramento da Confissão. Destacando a confissão como uma importante prática na vivência do Jubileu, pois é na reconciliação que buscamos a fecundidade da vida de fé diante da Igreja.
Os participantes receberam, ao final da celebração, o encarte com o resumo das orientações para bem vivenciarem e se orientarem quanto às práticas durante o Jubileu da Esperança, para que, fortalecidos na constante unção do Espírito Santo, iniciem suas caminhadas de fé neste santo Jubileu em 2025.
O encerramento do Jubileu da Esperança será no dia 28 de dezembro de 2025. Até lá, busquemos vivenciar e buscar a conversão. Em concomitância com o Jubileu de Platina de nossa Diocese, sigamos como verdadeiros Peregrinos de Esperança.
Toda a abertura foi transmitida pelo canal da Diocese no YouTube. Para rever, basta acessar: Assistir à Sessão solene de Abertura do Jubileu da Esperança na Diocese de Sete Lagoas
Veja mais fotos da Abertura do Ano Jubilar 2025: Peregrinos de Esperança