Mensagem de esperança e agradecimento aos comunicadores diocesanos

Neste domingo (12/05), dentro do Tempo Pascal, celebramos a Ascensão do Senhor, Dia das Mães e o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais que neste ano tem por tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

O Papa nos alerta em sua mensagem para o perigo de um mundo de relações frias e calculistas com as máquinas, de um mundo rico em técnica e pobre em humanidade. Jesus, o verbo feito carne, veio ao nosso encontro revelando o verdadeiro rosto do Pai e o seu grande amor por todos nós. “Quem me vê, vê o Pai” Jo 14,9.

Somos seres de interação, de relação, necessitamos desses encontros e de se comunicar. Jesus sabia disso e assume nossa humanidade de forma plena, menos no pecado. Jesus na sua missão e encontros, se comunica, interage e se relaciona.

Desde a vinda de Cristo ao mundo e o envio missionário de seus apóstolos, a nossa Igreja se tornou por excelência a grande anunciadora e comunicadora da boa nova do Pai. Peregrina neste mundo, a Igreja continua a seguir os passos e os ensinamentos do Mestre, levando ao mundo esperança e paz.

Ainda nos tempos atuais, muitos homens e mulheres de boa vontade, inseridos a nossa amada Igreja pelo batismo, continuam anunciando e comunicando a boa nova de Jesus Cristo.  Agentes do cuidado, peregrinos de esperança, transformadores de situações, espaços e de vidas. O comunicar-se deles em Cristo tem por finalidade a comunhão, o bom relacionamento, o bem comum, o diálogo, a acolhida e a criação de vínculos fraternos.

Portanto, neste 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, queremos dirigir essa mensagem de encorajamento e agradecimento a todos os comunicadores de nossa Diocese. Louvamos a Deus por seus dons e carismas colocados a serviço do Reino de Deus, do próximo e da propagação do Santo Evangelho.

Agradecemos a esperança e a fé levadas a tantos! Neste dia lembramos em especial de todas as mães, grandes comunicadoras do amor e do cuidado de Deus. Obrigado também queridos padres, diáconos, religiosos, religiosas, consagrados, consagradas, seminaristas, leigos, membros da Pastoral da Comunicação, agentes de pastoral, jornalistas e comunicadores em geral, presentes e atuantes em nossa amada diocese.

Deus abençoe e renove a sua vocação, a sua missão! Inspirados pelo exemplo do Mestre comunicador sejamos comunicadores da paz, do amor, da fé e da esperança.

Atenciosamente,

Dom Francisco Cota – Bispo Diocesano