Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés na Catedral de Santo Antônio

A Quinta-feira Santa (28) é celebrada pela Igreja Católica com o olhar em dois aspectos da vida de Jesus: o seu Sacerdócio e o ápice de sua missão com a instituição da Santíssima Eucaristia. Por este motivo, são celebradas duas Missas neste dia, uma pela manhã, chamada Missa do Crisma ou Missa da Unidade, e outra a noite, chama de Missa da Ceia do Senhor, em alusão à última refeição de Jesus com os seus discípulos, quando ocorre ainda o Lava-Pés.

Dom Francisco Cota, além de presidir às 9h na Paróquia Santa Luzia a Missa Crismal, à noite, presidiu a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés, na Catedral de Santo Antônio.

Este ano, a cerimônia foi marcada de grande emoção, pois o bispo diocesano, ao repetir esse gesto, lavou os pés das pessoas que estão diretamente ligadas à reforma da Catedral. Benfeitores, pedreiros, construtores e colaboradores das equipes que estão empenhadas nesse processo tiveram os pés lavados e beijados, repetindo o simbolismo de amor e humildade que Jesus realizou. Um simples gesto de serviço àqueles que têm edificado esta obra.

Nesta mesma noite em todas as Igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno fora das Igrejas e capelas, e permanece lá até o sábado santo. O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento em que nos é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.

Galeria de fotos:

Crédito: Cidinha Teixeira/ Pascom Catedral de Santo Antônio