Missa do Crisma: bênção dos Santos Óleos, renovação das promessas sacerdotais e unidade da Igreja

Na manhã desta quinta-feira, 28 de março, o clero e alguns representantes de lideranças da diocese estiveram reunida com o bispo Dom Francisco Cota, na Paróquia Santa Luzia , em Sete Lagoas, para a Missa da Unidade e dos Santos Óleos, na qual todo o clero renovou as promessas sacerdotais, ressaltando seu vínculo de Unidade da Igreja e renovando as promessas feitas no dia da ordenação presbiteral.

Nesta celebração são utilizados alguns símbolos significativos, pois, estes serão durante todo ano sinais sagrados que serão utilizados na administração dos sacramentos– Batismo, Crisma e Sacramento da Ordem nos graus do Presbiterado e Episcopado. É utilizado também pelo sacerdote o Óleo dos Enfermos nas visitas quando se aplica a Santa Unção dos Enfermos.

Os Óleos utilizados nas celebrações do Batismo, da Ordem, do Crisma e da Unção dos Enfermos são abençoados nesta celebração e distribuídos às comunidades pertencentes à diocese.

A celebração eucarística contou com a participação do Coral Dom Silvério de Sete Lagoas.

A homilia

Dom Francisco Cota realizou a reflexão em dois momentos: um primeiro relacionado com a palavra de Deus proclamada e o segundo, sobre o significado deste dia na liturgia e na nossa Igreja Particular.

Disse que os sacerdotes “são os distribuidores dos mistérios divinos e que o povo de Deus precisa do ministério dos sacerdotes que fazem chegar ao povo, a santificação através da eucaristia e dos sacramentos. Tudo vem de Cristo e Ele é a cabeça que distribui santidade para todo o corpo”. E acrescentou que “sempre na Eucaristia estamos rendendo louvores a Deus e buscando nossa santificação. Também através dos sacramentos, estamos bendizendo a Deus pelo Dom da nossa salvação em Cristo, que nos faz participantes desta obra”.

Acrescentou ainda que “somos povo santo de Deus e para isso o Senhor nos libertou com seu sangue. Esta é a nossa missão: agradar a Deus com a nossa vida”.

Finalizou então sua homilia  presenteando os padres presentes com uma cópia da nova Exortação Apostólica do Papa Francisco,”C’est la confiance”: sobre a confiança no amor misericordioso de Deus,  escrita por ocasião dos 150 anos de nascimento e do centenário de beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, padroeira das missões e doutora da Igreja.

O Santo Padre é um grande devoto de Santa Teresinha e justificou o fato de publicar este documento pontifício na memória de Santa Teresa d’Ávila tendo em vista o objetivo de “apresentar Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face como um fruto maduro da reforma do Carmelo e da espiritualidade da grande Santa espanhola”. Entre tantas passagens de grande beleza e riqueza espiritual, o Santo Padre caracteriza a confiança como aquilo que “faz desabrochar as rosas e as espalha como um transbordar da superabundância do amor divino.

por Ascom Diocesana