Missa do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Diocese

Diocese de Sete Lagoas deu início, neste domingo (24/03), as celebrações da Semana Santa de 2024 em todas as paróquias. O bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, presidiu na Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas a celebração deste Domingo de Ramos.

Em todas as comunidades de fé foi realizada inicialmente a caminhada com os ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral de Santo Antônio (Sete Lagoas) este momento foi vivenciado com uma procissão, saindo da Capela Santa Teresinha (ao lado do antigo Colégio Dom Silvério) em direção a Catedral, onde aconteceu a Santa Missa.

Neste dia também acontece também a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade onde, sessenta por cento do dinheiro arrecadado, será usado em projetos sociais dentro da nossa própria Diocese gerenciado pela Cáritas Diocesana.

Seguem abaixo as demais programações que contarão com a presidência de Dom Francisco Cota:

Na Terça-feira (26/03) – 7h – Celebração da Santa Missa e às 19h, Via-Sacra, saindo da Capela Nossa Senhora da Piedade, percorrendo as ruas e residências do Centro de Sete Lagoas

Na Quarta-feira Santa (27/03)Procissão do Encontro, às 19h,  imagem de Nosso Senhor dos Passos saindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora das Dores, saindo da Paróquia São Geraldo (R. Ricarti Normand, 261 – São Geraldo), para a Catedral de Santo Antônio onde será realizada a reflexão do encontro.

TRÍDUO PASCAL

Na Quinta-feira Santa (28/03), às 9h, acontece a Santa Missa do Crisma com a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais na Paróquia Santa Luzia . Às 19h, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Após a celebração, traslado do Santíssimo e acontece a Vigília Eucarística até as 15h da sexta-feira. Neste dia também haverá celebrações 19h (Igreja de Lourdes).

Já na Sexta-Feira Santa (29/03), às 15h acontece a Celebração da Paixão com dom Francisco, na Igreja de Lourdes e, às 19h, a Procissão do Enterro saindo da Paróquia São Cristóvão , levando a imagem de Jesus pelas ruas do Centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz. Também haverá: 9h – Via Sacra na Catedral; 9h – Via-sacra com as crianças na Igreja Nossa Senhora de Lourdes; 15h – Ato litúrgico da Paixão do Senhor na Catedral com Padre Paulo Renato.

A missa do Sábado Santo e Vigília Pascal (30/03) vai ser presidida por Dom Francisco, na Catedral, às 19h.  As demais programações deste dia serão: às 8h haverá Via- Sacra saindo da Catedral para a Fazenda de Recuperação Emaús e, às 19h a Celebração da Vigília Pascal na Igreja de Lourdes.

E no Domingo de Páscoa (31/03), às 7h será o início da Procissão da Ressurreição saindo do Santuário de Adoração em direção a Catedral de Santo Antônio, seguida da Santa Missa da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Após a Missa, confraternização na forma de Café Partilhado (Realização: Cáritas, Toca de Assis, AVOSG, Núcleo de Apoio às pessoas em tratamento oncológico. Traga lanche para a partilha!). Ainda na Catedral haverá missas às 10h e 19h.

Que o Deus da vida abençoe a todos! Tenham uma Feliz Páscoa e sejam defensores e promotores da vida em todas as suas dimensões e em todas as circunstâncias! Jesus, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança!

por Ascom Diocesana