Missa Solene em Honra a Santo Antônio: Reflexões sobre a Fé e a Caridade

Nesta manhã de quinta-feira 13 de Junho, na Catedral de Santo Antônio, tivemos a missa solene na intenção das autoridades eclesiásticas, civis, militares, paroquianos benfeitores e devotos, celebrada por Dom Francisco Cota. Em sua homilia, Dom Francisco enfatizou a importância da Palavra de Deus como fonte fundamental da nossa fé, destacando que a fé brota da Palavra e se manifesta na doutrina da Igreja. Ele explicou que ser um bom devoto de Santo Antônio requer amar profundamente a Palavra de Deus, conhecê-la através de leituras e orações, e viver segundo seus ensinamentos.

Dom Francisco também destacou que muitas pessoas rezam e são devotas, mas isso não as torna cristãs se suas vidas não refletem os ensinamentos do Evangelho. Ele afirmou que ser cristão não é apenas uma questão de nome, mas de testemunho e prática da Palavra de Deus. Santo Antônio foi um grande exemplo disso, pois ensinou e testemunhou o Evangelho, e é lembrado por sua profunda intimidade com a Palavra de Deus e sua pregação.

A homilia ressaltou que, assim como Santo Antônio, devemos proclamar a Palavra de Deus insistentemente, oportunamente ou não, argumentando, repreendendo e aconselhando com paciência e doutrina. Santo Antônio é reconhecido por sua profundidade de conhecimento e facilidade em falar sobre os mistérios de Deus, sendo comparado à ciência dos anjos.

Dom Francisco concluiu destacando a importância de amar a Deus e ao próximo, e que a missão da Igreja é estar próxima das pessoas, cuidando delas com amor e solidariedade, especialmente os mais necessitados. Santo Antônio é lembrado pelo pão da partilha e pelo cuidado com os pobres, exemplificando o verdadeiro amor ao próximo.

por Ascom Diocesana