no domingo, dia 01 de setembro teve início o Tempo da Criação 2024, marcado por um momento de Oração em nível mundial, conduzido por líderes espirituais de várias religiões e denominações sob o tema “Esperar e agir com a criação.” que é o tema proposto para 2024.
Será um período “para renovar a relação com o nosso Criador e com toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso conjunto.
O Tempo da Criação foi instituído em 01 de setembro de 1989, pelo Patriarca Ecuménico Dimitrios I e dirigida inicialmente ao povo ortodoxo que inicia o ano da Igreja Ortodoxa nesse dia com a comemoração da forma como Deus criou o mundo.
Em 2015, o Papa Francisco oficializou o acolhimento da Igreja Católica Romana a esta proposta de um dia de oração pela criação e mais tarde, o Conselho Mundial de Igrejas transformou este momento em um período mais amplo, prolongando a celebração de 01 de setembro a 04 de outubro encerrando com a Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia reconhecido por muitas denominações cristãs.
A Logomarca do Tempo da Criação 2024, inspirada pela carta do apóstolo Paulo aos Romanos, a imagem bíblica retrata a Terra como uma Mãe que geme como num parto (Rm 8,22). São Francisco de Assis compreendeu isso quando se referiu à Terra como nossa irmã e nossa mãe no seu Cântico das Criaturas. Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas sim como um recurso a ser utilizado.
E, no entanto, há esperança e expectativa de um futuro melhor. Ter esperança, no contexto bíblico, não significa ficar parado e quieto, mas sim gemer, chorar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às lutas. Assim como no parto, passamos por um período de dores intensas, mas uma nova vida está surgindo.
Em sua mensagem para o dia 01 de setembro Santo Padre Papa Francisco ressalta entre outras coisas que: “Esperar e agir com a criação significa, então, viver uma fé encarnada, que sabe entrar na carne sofredora e esperançosa das pessoas, partilhando a expectativa da ressurreição corporal a que os fiéis estão predestinados em Cristo Senhor. Em Jesus, o Filho eterno na carne humana, somos verdadeiramente filhos do Pai. Pela fé e pelo batismo, começa para o cristão a vida segundo o Espírito (cf. Rm 8, 2), uma vida santa, uma existência como filhos do Pai, à semelhança de Jesus (cf. Rm 8, 14-17), visto que, pela força do Espírito Santo, Cristo vive em nós (cf. Gl 2, 20). Uma vida que se torna um cântico de amor para Deus, para a humanidade, com e para a criação, e que encontra a sua plenitude na santidade.
Mais Informações sobre o “Tempo da Criação 2024”
Baixe o Guia da Celebração 2024