OVS realiza 23ª Assembleia Geral Anual Ordinária Eletiva

Na primeira quinzena deste mês de março (10/03) , aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Sete Lagoas , a 23ª Assembleia Geral Anual Ordinária Eletiva da Obra das Vocações Sacerdotais da Diocese de Sete Lagoas/MG (OVS/SL) com o objetivo principal de eleger a nova Diretoria Executiva Diocesana e o novo Conselho Fiscal Diocesano da OVS/SL para o mandato trienal compreendido entre março de 2024 e março de 2027.

Os trabalhos da Assembleia deram-se início na parte da manhã com a recepção das delegações dos núcleos paroquiais Santo Antônio (Catedral), Nossa Senhora do Carmo, Cristo Redentor, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora das Graças, Sant’Ana e São Joaquim, Santa Luzia, Santa Teresinha do Menino Jesus (Paróquia São Francisco de Assis), São Cristóvão e São Geraldo, ambos de Sete Lagoas/MG, e dos núcleos paroquiais Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas/MG, Nossa Senhora da Conceição de Pompéu/MG, Nossa Senhora do Rosário de Funilândia/MG, Sagrado Coração de Jesus de Cachoeira da Prata/MG, Santo Antônio de Prudente de Morais/MG, São Bernardo de Baldim/MG e São Sebastião de Araçaí/MG. O núcleo paroquial Nossa Senhora da Abadia de Martinho Campos/MG justificou sua ausência.

Estiveram, também, presentes, ao decorrer dos trabalhos da Assembleia, o bispo diocesano de Sete Lagoas/MG, Dom Francisco Cota de Oliveira, o assessor diocesano da OVS/SL, padre Anailton Viveiros, bem como os padres Marcos Freitas Santos, reitor da Casa Formativa São José do Seminário Diocesano São Pio X (Belo Horizonte/MG), Glauco de Castro Barbalho, reitor da Etapa Propedêutica do Seminário Diocesano São Pio X (Sete Lagoas/MG) e vigário paroquial da Catedral de Santo Antônio de Sete Lagoas/MG, padre Hélio de Oliveira Filho, pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim de Sete Lagoas/MG e referencial para o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV-PV) Diocesano, padre Luís Fernando Barbosa Soares, pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo de Sete Lagoas/MG, Anderson Luiz Teodoro Evangelista, pároco da paróquia Divino Espírito Santo de Sete Lagoas/MG, Bernardo Araújo Silva, vigário paroquial da paróquia Cristo Redentor de Sete Lagoas/MG e padre Willian Souza de Avelar, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas/MG. Também compareceram os seminaristas Daniel Fabiano Gonze dos Santos (compondo a delegação do núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG), Guilherme Henrique Albano, Helio Henrique Xavier dos Santos (compondo a delegação do núcleo paroquial São Bernardo de Baldim/MG), Matheus Henrique Oliveira da Silva, Philip Rangel de Oliveira Souza, Rafael Junior Mendes Moreira, Ryan Marcus Pires de Souza, Tailan Junior Neves Torres (compondo a delegação do núcleo paroquial Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas/MG) e Valdeci de Miranda Reis.

Encerrado o momento de acolhida, passou-se ao momento de oração conduzido pelo núcleo paroquial Cristo Redentor de Sete Lagoas/MG. Em seguida, o seminarista Daniel Gonze proferiu a palestra “O ‘Ano da Oração’ e a importância da oração na missão da OVS”, refletindo, de uma maneira muito profunda e catequética, sobre o Ano da Oração 2024, dedicado, de modo especial, conforme proposta do Papa Francisco, a uma “grande sinfonia de oração” em preparação ao Jubileu de 2025, que acontecerá em Roma com o tema “Peregrinos da Esperança”. Daniel, em sua explanação, evocou a centralidade da oração individual e comunitária, destacando que tudo na vida da Igreja cresce à base da oração.

Dom Francisco Cota,  Bispo Diocesano, também se fez presente exortando os participantes sobre o importante papel que cada um deles desempenham na formação inicial dos futuros presbíteros da Igreja Particular de Sete Lagoas. “O papel da Obra das Vocações Sacerdotais na nossa Diocese é fomentar a manutenção dos nossos seminários através dos bens materiais e da oração constante: pelos nossos vocacionados e seminaristas”, afirmou.

Aproveitou o momento para fazer um agradecimento singelo à OVS/SL, de forma especial, à sua Diretoria Executiva Diocesana, pelo intenso trabalho que desempenhou no último triênio e ressaltou, ainda, que nada vem sem esforço e sem planejamento . Desejou que as ações realizadas pela Diretoria Executiva Diocesana (2022-2024) inspirem a Diretoria que seria eleita (2024-2027) em seguida.

O bispo diocesano reforçou, também, a necessidade de se trabalhar com organização, para que a Diocese tenha estabilidade em suas finanças, e com planejamento, para que a OVS/SL chegue, aos poucos, em cada uma das paróquias. Por fim, frisou que tem trabalhado o fomento vocacional no clero, sendo importante que aprendamos, em nossas tarefas, a saber agradecer, apoiar e incentivar, pois, dessa forma, colheremos bons resultados.

Concluída a fala de Dom Francisco, a secretária diocesana da OVS/SL, Alessandra Fonseca, conduziu o inédito momento de concessão dos títulos honoríficos de associado benemérito e de associado honorário da OVS/SL, títulos que passaram a ser previstos no Estatuto reformado, nos termos do art. 6º, incisos IV e V. Após indicação justificada da Diretoria Executiva Diocesana e aprovação do assessor diocesano da OVS/SL, padre Anailton Viveiros, foram agraciados com o título honorífico de associado benemérito da OVS/SL, recebendo uma placa de homenagem, os seguintes nomes, em ordem: 1) Jeanete Maria da Silveira Santos (Núcleo Paroquial Catedral de Santo Antônio de Sete Lagoas/MG); 2) Marília Cristina de Freitas (Núcleo Paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); 3) Raymundo Bartolomeu da Silva (Núcleo Paroquial Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas/MG); 4) Alba Lúcia da Silva (Núcleo Paroquial Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas/MG); e 5) Vicentina Maria Couto Garcia (Núcleo Paroquial Santa Luzia de Sete Lagoas/MG). Nos mesmos termos, foi agraciada com o título honorífico de associada honorária da OVS/SL, também recebendo uma placa de homenagem, Conceição Maria Latalisa Oliveira, ex-associada da OVS/SL (Núcleo Paroquial Catedral de Santo Antônio de Sete Lagoas/MG).

Padre Anailton Viveiros, que estava se despedindo da assessoria diocesana da OVS/SL, também foi homenageado pela Diretoria Executiva Diocesana da OVS/SL, recebendo uma placa, com dizeres de gratidão, em reconhecimento aos 21 (vinte e um) anos em que esteve como assessor diocesano da Associação. Nesse ensejo, Dom Francisco comunicou a nomeação de padre Glauco Barbalho como o novo assessor diocesano da OVS/SL, o qual foi aclamado e acolhido com alegria por toda a OVS/SL.

Prosseguindo o encontro, aconteceu a eleição de uma nova Diretoria Executiva e do novo Conselho Fiscal da OVS. A Diretoria Executiva Diocesana da OVS/SL (triênio março/2024-março/2027) eleita é, assim, constituída:

Presidente Diocesano: Hudson Marcelo Viana (núcleo paroquial Sant’Ana e São Joaquim de Sete Lagoas/MG); Vice-presidente Diocesana: Jeanete Maria da Silveira Santos (núcleo paroquial Catedral de Santo Antônio de Sete Lagoas/MG); Secretária Diocesana: Neuma Lúcia Fernandino Cotta (núcleo paroquial Catedral de Santo Antônio de Sete Lagoas/MG); Vice-secretária Diocesana: Marinalda de Carvalho Campos (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Tesoureira Diocesana: Silvana Aparecida Lages da Silva Palhares (núcleo paroquial Nossa Senhora do Carmo de Sete Lagoas/MG); Vice-tesoureira Diocesana: Elma dos Santos Oliveira da Silva (núcleo paroquial Santa Luzia de Sete Lagoas/MG); Suplente: Dilma Alves Martins de Macedo (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Suplente: Gilmar Soares de Macedo (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Suplente: Marilda Aparecida Guarani de Carvalho (núcleo paroquial Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas/MG).

O Conselho Fiscal Diocesano da OVS/SL (triênio março/2024-março/2027) eleito é, assim, constituído: Conselheira Titular: Adriana Bernardes da Silva Rodrigues (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Conselheira Titular: Alessandra Alvares da Silva (núcleo paroquial São Geraldo de Sete Lagoas/MG); Conselheiro Titular: Joanes da Cruz Rodrigues (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Conselheiro Titular: Jorge Rosa Pacheco (núcleo paroquial Divino Espírito Santo de Sete Lagoas/MG); Conselheiro Titular: Wanderson Santana Tavares (núcleo paroquial São Cristóvão de Sete Lagoas/MG); Suplente: Irlane do Rosário Soares (núcleo paroquial Santa Teresinha do Menino Jesus da paróquia São Francisco de Assis de Sete Lagoas/MG); Suplente: José Arnaldo Moreira (núcleo paroquial Santa Teresinha do Menino Jesus da paróquia São Francisco de Assis de Sete Lagoas/MG); Suplente: Maria Lúcia da Silva Rosa (núcleo paroquial Divino Espírito Santo de Sete Lagoas/MG); Suplente: Neusa Maria Pereira (núcleo paroquial Nossa Senhora do Carmo de Sete Lagoas/MG).

A Diretoria Executiva Diocesana e o Conselho Fiscal Diocesano da OVS/SL eleitos foram aplaudidos e, em seguida, nos termos do art. 16, inciso VII, do Estatuto da OVS/SL, empossados pelo bispo diocesano de Sete Lagoas/MG, Dom Francisco Cota.

A Assembleia foi encerrada com a Santa Missa, presidida por Dom Francisco Cota e concelebrada pelos padres Glauco Barbalho, Marcos Freitas e Luís Fernando Barbosa, contando, também, com a participação dos seminaristas presentes na Assembleia. Após a celebração da Santa Missa, houve um lanche de confraternização entre as delegações, equipes de trabalho e convidados.

O trabalho da OVS é fundamental na diocese para auxiliar na manutenção do seminário diocesano São Pio X, bem como suscitar novas vocações pela oração constante ao Senhor: “Enviai Senhor operários para vossa messe”.

Àqueles que assumem esta missão, a nossa oração a Deus a fim de que possam, no discernimento do Espírito e guiados pelo Bom Pastor, desempenhar com amor o que lhes foi confiado.

 

Fonte e Fotos: OVS Diocesana

 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!