No último sábado, 23 de novembro de 2024, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Capim Branco, culminou um momento de júbilo muito especial, quando, juntamente com a Diocese de Sete Lagoas, promoveu o rito sagrado que conferiu ao então Diácono Fernando Daniel Fraga Fonseca, filho natural de Capim Branco, a Ordenação Presbiteral, permitindo-lhe exercer o ministério sacerdotal.
A solenidade religiosa, presidida por Dom Francisco Cota de Oliveira, contou com a presença do Clero da Diocese de Sete Lagoas, de amigos, familiares e membros da comunidade local e de diversas cidades por onde o Diácono Fernando exerceu seu serviço pastoral.
Após os ritos iniciais e a liturgia da Palavra começou o rito de ordenação e foi ouvido do reitor do Seminário Maior São Pio X, Pe. Marcos Freitas, que o candidato era considerado digno de ser ordenado.
A celebração seguiu com o Rito de Ordenação, a imposição das mãos e oração consecratória, com uma bonita acolhida do mais novo sacerdote pelo clero e demais participantes.
Dirigindo-se ao ordenando, Dom Francisco lembrou, em sua homilia, que o ministério do presbítero passa a integrar o nosso ser, porque habita o nosso coração, que não é uma funcionalidade religiosa, não é uma exterioridade, mas sim, é algo que brota da mais estreita comunhão com o coração de Jesus, onde o amor divino e amor humano se conjugam. Destacou também que a Igreja está no mundo para que Cristo continue realizando a sua obra de salvação e que é Ele que guia, que apascenta e que ama, servindo-se, em particular, do ministério dos sacerdotes. Quanto ao tema vocacional escolhido para a ordenação – “SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA” (Sl. 99, 2), Dom Francisco desejou que esse propósito possa estar depositado no mais profundo do íntimo, do coração do neossacerdote. Assegurou que o amor divino renova o amor humano para que o sacerdote possa dar o melhor de si e que em seu ministério, o povo de Deus deve ser presidido na caridade, pois ele sabe quando tem amor ou não tem, quando tem verdade, ou não tem. Não é preciso dizer, as pessoas percebem, faz a diferença. Pediu ao neossacerdote que mantenha o seu coração sempre unido ao coração de Jesus para que ele seja um coração fecundo de amor divino e humano para que possa dar às pessoas aquilo que elas buscam.
Concluindo a celebração, o Padre Fernando fez seu agradecimento, considerando que durante todos os anos de sua Formação sempre sentiu a presença de Deus ao seu lado e a intercessão amorosa de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Agradeceu aos pais, irmão, demais familiares incluindo os que já partiram desta vida, aos amigos, à Diocese de Sete Lagoas, aos seminaristas, companheiros de jornada, aos reitores, aos padres de pastorais e seus respectivos paroquianos e, em especial à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Capim Branco, por todo apoio e empenho para que este tão sonhado dia se tornasse realidade e acontecesse da melhor forma possível.
Padre Fernando afirmou ainda em seu agradecimento que encontrou a sua vocação e está plenamente realizado para que Deus, através do seu sacerdócio, continue a ser plenamente revelado a todos os que se achegarem a ele. Disse ainda que se entregará de corpo e alma pelo Reino e pela Igreja e viverá para proclamar que, apesar de todas as dificuldades que o mundo nos impõe, o amor venceu a cruz, o amor nos faz vencer, o amor nos faz dizer que somos filhos do céu.