Dom Francisco Cota reuniu-se na Cúria Diocesana com os representantes do Instituto David Sackett Research, Dr. Leonardo Savassi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina da Família da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Dr. Gilmar Reis, médico Cardiologista e coordenador do curso de medicina da PUC MINAS. O objetivo deste encontro foi apresentação do Projeto “Alimentando Sonhos”, que consiste na produção de alimentos tendo como base a soja e distribuindo para famílias em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto vem como uma continuação do chamado da igreja após a Campanha da Fraternidade, que nos lembrou da missão apresentada por Jesus em Mateus 14,16 “Dai-lhes vós mesmo de comer”.
Além do bispo e dos representantes do Instituto estiveram presentes também, Geraldo Magela, que realizou a integração entre o Instituto e a Cúria Diocesana, a assistente social, Cristiane Michette, convidada pelo bispo a acompanhar os trabalhos pós-fórum municipal sobre a fome, Magda Thomé Speltz, assistente social e representante da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Sete lagoas, Antônio Claret, Rosemeire Gonçalves e Camila, respectivamente, presidente, tesoureira e assistente social da Cáritas Diocesana e Enéas e Sebastião, representando a Comissão de Promoção Humana e Ecologia Integral. Todos contribuindo de modo significativo na discussão sobre o tema.
A proposta consiste em fazer a produção do leite de soja, alimento rico em proteínas, com alto valor nutricional e, com os derivados da produção, desenvolver diversos outros alimentos que vá de encontro a uma realidade de segurança alimentar. O Programa será acompanhando pelos professores universitários e pelo instituto e, a Diocese de Sete Lagoas entra em ação com um trabalho de parceria através da Cáritas que fará a sindicância das famílias em situação de vulnerabilidade social e o acompanhamento durante a execução do mesmo. O andamento desse projeto segue pelo instituto para a fase de captação de recursos, para sua execução em solo setelagoano. Além da questão social, o programa pretende garantir a subsistência das famílias, que serão convidadas a fazer parte da produção dos grãos.
O programa “Alimentando Sonhos” relembra um antigo projeto que já houve na cidade e em outros municípios do país, chamado “Vaca Mecânica”, que recebe este nome justamente por extrair um composto, com características físicas e nutricionais próxima ao leite, através de equipamentos maquinários industriais.
por Ascom Diocesana