A Igreja Católica celebra, em julho (26), São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Nossa Senhora. Por terem sido os avós de Jesus, são considerados os protetores de avós e avôs, que também têm o seu dia comemorado na mesma data.
Na Diocese de Sete Lagoas, são duas as paróquias que levam o nome dos dois santos. Neste ano de 2019 as Paróquias Sant’Ana e São Joaquim de Sete Lagoas e Santana de Pirapama comemoram respectivamente 80 de existência e 70 anos da comemoração do Jubileu.
Sete Lagoas
Em Sete Lagoas, Padre Nilton Alpes e toda comunidade paroquial estão preparando uma extensa programação festiva em comemoração pelos 80 anos de fundação da paróquia que terá início no dia 17 (quarta-feira), e encerramento dia 28 de julho.
Clique para ampliar a programação detalhada :
Santana de Pirapama
Em Santana de Pirapama, padre Cláudio Marcos, além das comemorações, procurou resgatar um pouco destes 70 anos de história da paróquia:
“A criação da paróquia de Santana de Santana de Pirapama se dá no século 19 com a lei imperial nº 471 de 26 de Julho de 1850. No século 19 foi criado o distrito de Traíras, que se estendia até a barra do rio Paraúna no rio das Velhas. O distrito foi subordinado por um período ao município de Curvelo, sua emancipação se inicia com a Lei estadual nº 336 de 27 /12/ 1948 e concluída em Janeiro de 1949.
Assim, o primeiro Jubileu celebrado se dá conjuntamente com a emancipação do distrito. Antigamente a festa de Santana já era celebrada, mas sobre o título de Jubileu somente a partir do ano de 1949. Em 1950 a paróquia completava o seu centenário e a ela é concedida a autorização oficial da Santa Sé para se comemorar o Jubileu de Santana. O grande idealizador do Jubileu foi o Monsenhor Roque Venâncio da Silveira (Monsenhor Roque), grande sacerdote que se doou em muito pelo desenvolvimento do município e para propagar a fé cristã católica a nossa população.
Portanto, entre Julho de 1949 e Julho de 1950 se daria início a uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do município de Santana de Pirapama, o Jubileu de Santana, que neste ano de 2019 completa 70 anos de sua idealização, sendo até os dias atuais período de bênçãos e congregação do nosso amado povo pirapamense, dos amigos de Pirapama e das cidades vizinhas.
70 anos de bênçãos, 70 anos de história! Os nossos profundos agradecimentos e louvores a todos homens e mulheres de boa vontade que ajudam e ajudaram a construir essa bonita trajetória! Deus seja louvado! “Senhora Santana, matrona e bendita, valei a quem tanto de vós necessita!”
por Pascom Diocesana