A Coleta Nacional da Solidariedade é a tradução da caridade na quaresma por meio do gesto concreto de doações dos fieis, todos os anos, no Domingo de Ramos em cada paróquia e comunidade de fé.
Os recursos arrecadados são destinados aos Fundos Diocesano e Nacional de Solidariedade que tem como prioridade apoiar iniciativas que promovem a vida e a caridade em todo país. Do total arrecadado, 60% do valor fica na própria diocese com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais.
Olhando para a realidade da Diocese de Sete Lagoas, essa coleta se transforma no “Fundo Cáritas” para a Promoção Humana e Ecologia Integral. Esse fundo é gerido pela Cáritas Diocesana, para atender projetos de defesa da dignidade da vida em todo território diocesano.
A Cáritas é um organismo da CNBB e tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas através de ações práticas em todo mundo. Em nossa diocese esse organismo foi fundada em maio de 2021. A partir de sua fundação, os valores arrecadados já passaram a integrar o Fundo Cáritas.
No ano de 2022 este fundo contemplou sete projetos. Conheça um pouco quais foram:
AAMSL – Associação de Apoio a Mulheres de Sete Lagoas
É uma associação com intuito de estimular as ações de combate a não violência contra as mulheres. O projeto atendido pelo Fundo Cáritas teve como objetivo patrocinar uma feira onde as atendidas pela associação expõem produtos por elas produzidos
ASFRA – Associação São Francisco de Assis
É uma associação que acolhe pessoas com vício de álcool e outras drogas. O Fundo Cáritas colaborou nas despesas de instalação de energia foto voltaica
ASJUTA – Associação São Judas Tadeu
Associação São Judas Tadeu, tem como objetivo evangelizar e manter viva a esperança no coração de muitas famílias que passam pela dolorosa via da dependência química. O fundo Cáritas proporcionou a construção do telhado do refeitório onde também são oferecidas palestras.
ACOSVP – ASSOCIAÇÃO DO CORAL SAO VICENTE DE PAULO
A Associação Do Coral foi criada com o objetivo de resgatar a história e tradição da música instrumental que, por muitos anos abrilhantou as festas religiosas e populares. Com o Fundo Cáritas, foram adquiridos instrumentos musicais proporcionando um maior número de crianças, jovens e adultos a serem assistidos pela associação.
TOCA DE ASSIS – FILHOS DA POBREZA DO SANTISSÍMO SACRAMENTO
A Toca de Assis assiste os moradores de rua e promove várias ações pastorais, de acolhimento, aconselhamento e encaminhamento dos irmãos em situação de rua em nossa Diocese. Em 2022 o Fundo atendeu a instituição com a montagem de um quarto com capacidade para atender 6 irmãos em situação de rua.
SACO BARREIRO – Associação Saco Barreiro Remanescentes do Quilombo
A associação tem como objetivo beneficiar, desenvolver, integrar e representar os interesses dos grupos étnicos e descendentes dos quilombos. Com a fábrica de farinha elas buscam prover o sustento de suas famílias, manter suas raízes, cultivar suas terras.
Em 2022 o Fundo Cáritas contribuiu com a aquisição do telhado para a estrutura da fábrica de farinha, criando um ambiente mais seguro, saudável e dentro das normas sanitárias.
AMTC – MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
O objetivo da Associação é acolher pessoas do sexo masculino que sejam dependentes em álcool e outras drogas, e que desejam tratamento /internação de forma voluntária. O Fundo Cáritas contribuiu com a aquisição de equipamentos para montagem de uma escola de barbearia.
Em 2023 queremos ampliar este trabalho. Assim, contamos com sua generosidade para que possamos expandir a atuação da Cáritas Diocesana com a ajuda da coleta do Domingo de Ramos. Participe!
Informações: Cáritas Diocesana
Fotos: Arquivo pessoal
por Ascom Diocesana