Pascom Brasil inicia Concurso de Identidade Visual para celebrar o DMC 2024

A Pascom Brasil anunciou a abertura das inscrições para o concurso nacional que definirá a identidade visual a ser utilizada em todos os materiais relacionados ao 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana“, e a data está marcada para o dia 12 de maio.

O prazo final para submissão das propostas é até o dia 15 de março, e o edital completo está disponível para consulta com todas as informações necessárias. Esta é a quinta edição do concurso promovido pela Coordenação Nacional da Pascom. Para acessar o regulamento, ficha de inscrição e termo de cessão de direitos, clique aqui e baixe os arquivos. Não é necessário fazer login, nem pedir permissão.

O secretário-geral da Pascom Brasil, Alex Ferreira, destaca que este ano o concurso tem um sabor de comemoração, ao chegar em sua quinta edição. “É, sobretudo, a comunhão pastoral que a Pascom vem desenvolvendo com os pasconeiros ao longo dos últimos anos. Ideias vindas de vários cantos, desenhos criativos que trazem em seus traços, marcas, histórias e principalmente, o desejo da comunhão.”

Inteligência artificial no processo criativo

Uma das inovações deste ano é a permissão para a utilização da Inteligência Artificial (IA) no processo de criação, conforme estipulado no regulamento. Nesse sentido, a IA deve ser empregada como uma ferramenta de apoio ao processo criativo, sob supervisão e orientação de designers humanos responsáveis pelo desenvolvimento das propostas. É essencial que o uso da IA seja comunicado de forma transparente no formulário de inscrição, em conformidade com os princípios éticos estabelecidos.

O julgamento das propostas levará em consideração a originalidade da obra e sua capacidade de expressar a mensagem principal da carta do Papa Francisco de maneira criativa e harmoniosa. As peças podem ser elaboradas utilizando fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas, entre outras técnicas criativas. O concurso está aberto a participação de pasconeiros e outros comunicadores de todo o país.

Para Janaína Gonçalves, vice-coordenadora da Pascom Brasil, este concurso já se tornou um momento muito esperado por nossos agentes da Pascom e comunicadores em geral e destaca a novidade deste ano.

“Para ficar ainda mais inovador, desta vez temos a possibilidade de utilização da IA no processo. Não se trata, apenas, de mais um recurso, mas da possibilidade de criar uma identidade visual distinta, que nos aproxima de um conteúdo visual realista, que nos possibilita o uso de ferramentas com funcionalidades e efeitos surpreendentes.”

Cronograma

O vencedor do concurso será anunciado no dia 2 de abril por meio do portal da Pascom Brasil e das redes sociais. O cartaz vencedor deverá incluir, além da figura criada ou fotografia autoral, os seguintes textos: “58º Dia Mundial das Comunicações Sociais“, “12 de maio de 2024” e “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana!

Os interessados em participar devem enviar as peças até o dia 15 de março, conforme especificado no edital, juntamente com a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II), exclusivamente para o e-mail [email protected], com o assunto “CONCURSO DMCS 2024″.

Confira as datas de realização do Concurso:

21 de fevereiro de 2024: abertura das inscrições

01 de março de 2024: composição da Comissão Julgadora

15 de março de 2024: encerramento das inscrições

02 de abril de 2024: anúncio da obra vencedora em publicação no Portal da Pascom Brasil (www.pascombrasil.org.br) e nas redes sociais da Pascom Brasil.

10 de abril de 2024: divulgação do subsídio para celebração do DMCS

 

por Ascom 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!