Na terça-feira (05/09), conforme já pré-agendado no planejamento diocesano aconteceu, em formato digital, às 19h pela plataforma Zoom, o segundo encontro formativo da Pastoral da Comunicação Diocesana (PASCOM).
Iniciamos o encontro com as boas-vindas e acolhida aos participantes por parte da Coordenadora Diocesana da Pastoral da Comunicação, Larissa Campos. Na sequência tivemos um momento de espiritualidade conduzido pelo Padre Cláudio Marcos, referencial para a Pascom Diocesana.
O encontro teve como tema: “Comunicar a cultura do encontro”, inspirado no mesmo tema do Muticom (Mutirão da Comunicação 2023) e contou com a participação de alguns coordenadores e membros das Pascons paroquiais.
Júnior Evangelista, o Juninho, assessor de comunicação diocesano, representante da Diocese no Muticom 2023, partilhou os assuntos abordados neste encontro nacional da Pascom Brasil, sediado em João Pessoa, na Paraíba, no mês de Julho. Ele pontou a importância de uma comunicação que proporcione uma cultura do encontro, encontro com Deus e com os irmãos. Nos lembrou também que, num mundo muitas vezes polarizado, fragmentado e de verdades subjetivas, faz-se necessário comunicar com empatia, respeito, sinceridade, comunhão, proporcionando um verdadeiro encontro entre as partes comunicadoras, assim como Cristo veio a este mundo, nos encontrou, comunicou o amor e a Verdade do Pai.
Na sequência tivemos uma formação técnica, abordando o manuseio do CANVA, uma plataforma online de design e comunicação visual muito utilizada por nossos pasconeiros, com dicas e orientações úteis visando uma melhoria dos nossos processos de comunicação paroquiais.
O encerramento foi às 21h, com um “gostinho de quero mais” e com um desejo de um encontro presencial em breve.
A coordenação diocesana agradece o empenho e a participação de todos e que espelhados no Cristo, grande comunicador do Pai, continuemos a nossa missão com ardor e esperança apesar dos desafios. Deus nos abençoe e conduza e que a Imaculada Conceição, padroeira da Diocese, interceda por cada um de nós e por nossa Pascom Diocesana. Fraterno abraço!
por Padre Cláudio Marcos, Referencial da Pascom Diocesana