Pastoral Diocesana de Catequese Apresenta Plano de Estudos para Formação de Catequistas

A Pastoral Diocesana de Catequese, reuniu-se no último dia 08 de junho no Centro Pastoral do Carmo, em Sete Lagoas, com as representações paroquiais de Catequese para a apresentação do Plano de estudos desenvolvido pela equipe, no intuito de ampliar e fomentar o trabalho já desenvolvido em nossas Paróquias.

O Plano de Estudos foi pensado, tendo em vista a grande receptividade de novos catequistas na nossa diocese e também na rotatividade de catequistas coordenadores paroquiais de catequese que, por esse e outros motivos, desconhecem os assuntos tratados nos documentos orientadores da Pastoral Catequética, como por exemplo, os Documentos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Catequese Renovada de 1983, Diretório Nacional de Catequese de 2006 e também o documento da Igreja n. 61 – Diretório para a Catequese de 2020 que trazem, dentre outros temas, o percurso feito pela catequese na história da Igreja a partir da renovação do Concílio Ecumênico Vaticano II.

A dinâmica de apresentação contou com a experiência da Coordenadora Selma Araújo que junto do assessor Padre Rafael Lucas, proporcionaram um ambiente propício de acolhida e elaboração. Os integrantes da Equipe e fomentadores de cada Forania, compuseram a apresentação dos 04 módulos, propostos no itinerário, e evidenciaram o rico conteúdo a ser aprofundado nos momentos de estudos nas Paróquias e as datas a serem adaptadas pelas mesmas, para o repasse aos seus catequistas.

Tivemos a presença do Assessor do Núcleo Ecologia Integral, Enéas Leão, apresentando o Projeto “Cultivando responsabilidade, plantando o futuro.” Que convidou toda a Catequese quanto a colaboração com os jovens e adolescentes nas atividades do dia 29 de junho no fomento do “Junho Verde”.

Destaque também para a fala do nosso bispo diocesano, Dom Francisco Cota, que se fez presente proferindo seus sinceros agradecimentos aos catequistas, ressaltando a importante dedicação da catequese na esfera evangelizadora em nossa Diocese e colocando à disposição o apoio do secretariado pastoral na aquisição de materiais para o processo de estudo dos catequistas.

Finalizamos com um delicioso almoço partilhando experiências e expectativas na realização da proposta de estudo nas Paróquias e Foranias.

por Ascom Diocesana