Peregrinação por Justiça Socioambiental chega à Diocese de Sete Lagoas

A Peregrinação por Justiça Socioambiental com Nossa Senhora da Abadia da Água Suja chega à Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Pequi, no dia 28 de janeiro de 2024.

A imagem fará o caminho das margens do Rio Paraopeba, da ponte do Rio, limite dos municípios de Fortuna de Minas e Pequi, até a Capela de São Sebastião, na comunidade de Pindaíbas. Às 10 horas da manhã, a Santa Missa será presidida pelo Bispo de Diocesano, Dom Francisco Cota e concelebrada por padres das demais paróquias da região.

Após a celebração, que marca um momento de memória ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão e às vítimas do crime da Vale, ocorrido há 5 anos, a peregrinação segue em descida pelo Rio Paraopeba.

Vamos juntos seguir o conselho do profeta Isaías de “Alargar a Tenda”, para clamar por justiça socioambiental contra aqueles que ameaçam a sustentabilidade da nossa Casa Comum e fortalecer um espaço de voz às necessidades e anseios das atingidas e atingidos.

Sobre a peregrinação

Na véspera da 5° Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, que acontece no dia 25 de janeiro, a igreja estará em saída na peregrinação com Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, protetora das pessoas atingidas pela mineração.

Partindo do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário (Renser), em Brumadinho, a Imagem Santa fará o caminho do Rio Paraopeba, em memória ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão e às vítimas do crime da Vale, ocorrido há 5 anos.

A peregrinação será marcada por 4 momentos: A chegada de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja a Brumadinho no dia 24, a caminhada em romaria no dia 25, uma parada para o ato na Aldeia Indígena Não Xoan, em São Joaquim de Bicas, no dia 27 e, por fim, a peregrinação chega no dia 28 à Paróquia de Santo Antônio, em Pequi, para uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco Cotta.

Fonte: CNBB Leste 2