A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã”(cf. Lumen Gentium, 11), de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia”.(cf. Ecclesia de Eucharistia, 1)
Com o desejo de continuar construindo uma Igreja viva, participativa, comunidade de fé, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus, a Comissão Diocesana responsável pela formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESC’s) finalizaram no mês de agosto, uma sequência de encontros em todo território diocesano, através das suas sete foranias.
A partir do mês de outubro, Dom Francisco Cota vai instituir, solenemente, novos ministros e, além deles, provisionar por 03 anos os que foram reconduzidos por seus párocos e participaram da formação oferecida pela equipe diocesana.
Sobre este ministério
Os MESC’s na Igreja Católica, são leigos a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.
Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade.
Programação das celebrações de investidura na Diocese de Sete Lagoas / 2022
- 05 de outubro – FORANIA SÃO GERALDO – Local: Paróquia São Geraldo em Sete Lagoas (MG) às 19h30.
- 29 de outubro – FORANIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO (1º Núcleo) – Local : Paróquia Sant’Ana e São Joaquim em Santana de Pirapama (MG) , às 16h.
- 01 de novembro – FORANIA SENHOR BOM JESUS – Local: Paróquia Senhor Bom Jesus em Matozinhos (MG), às 19h.
- 03 de novembro – FORANIA SANT’ANA E SÃO JOAQUIM – Local: Paróquia São João Batista em Sete Lagoas (MG), às 19h30.
- 06 de novembro – FORANIA NOSSA SENHORA DA ABADIA (1º Núcleo) – Local: Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Martinho Campos (MG) às 16h.
- 25 de novembro – FORANIA NOSSA SENHORA DA ABADIA (2º Núcleo) – Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraopeba -(MG) às 19h.
- 27 de novembro – FORANIA SANTO ANTÔNIO – Local: Paróquia Santo Antônio em Maravilhas (MG) às 15h.
- 02 de dezembro – FORANIA SANTA LUZIA – Local: Paróquia Santa Luzia em Sete Lagoas (MG) às 19h30.
- 04 de dezembro – FORANIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO (2º Núcleo) – Local: São José do Almeida (MG) às 16h.
Observação: Os ministros aptos ao exercício do ministério só poderão participar da celebração de investidura nos locais designados pela sua FORANIA DE ORIGEM, por observação da lotação máxima dos locais/ templos onde as cerimônia irão acontecer.
Maiores orientações e esclarecimentos aos padres
por Ascom Diocesana