Retrospectiva 2023 da CNBB

A Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou uma retrospectiva de 2023 com destaque para os grandes eventos realizadas a cada mês. Um dos exemplos, foi a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema foi a “Fraternidade e a Fome”, e arrecadou por meio da Coleta Nacional da Solidariedade, um total de R$ 6 milhões investidos, pelo Fundo Nacional da Solidariedade, em 227 projetos sociais em todo país. Eventos organizados pelas Comissões Episcopais Pastorais também ganharam destaque.

Uma das ações, coordenada pela CNBB e sua editora a “Edições CNBB”, foi o processo de aprovação, impressão, distribuição e início da utilização da Terceira Edição Típica do Missal Romano.  Após 19 anos de trabalho, em março de 2023, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos confirmou a tradução brasileira da Terceira Edição Típica do Missal Romano. Logo, com coordenação da Edições CNBB, o novo Missal começou a ser impresso, depois lançado e distribuído. No dia 3 de dezembro ele já estava em uso em todas as dioceses do Brasil.

Ajudas humanitárias

Outro ponto que mereceu destaque, foram as ajudas humanitárias da CNBB a situações decorrentes de mudanças climáticas no país. No segundo semestre a seca castigou a região norte e o alto volume de chuvas o sul do Brasil. A CNBB, por meio do fundo emergencialdestinou 90 mil reais ao regional sul 3 (Rio Grande do Sul), para ajudar na reconstrução dos espaços coletivos e dedicar apoio às famílias mais afetadas com as inundações. No norte, contribuiu com a liberação de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade para a prelazia de Tefé e outras Igrejas particulares que enfrentam as consequências da seca.

Baixe, (aqui), o arquivo com a Retrospectiva 2023 da CNBB:

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!