Uma manhã de reflexões, apresentação de propostas e planejamentos. Assim foi o sábado, 15 de maio, para cerca de mais de 20 coordenadores de pastorais, representantes paroquiais, de movimentos, secretariado diocesano e padres assessores que participaram durante da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA), realizada no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Sete Lagoas (MG).
Após o momento de espiritualidade conduzido por padre Israel Cardoso, coordenador de pastoral, acolheu aqueles que estavam participando pela primeira vez. Também houve a leitura da Ata da última reunião anterior.
Conforme constava da pauta, o bispo diocesano Dom Francisco Cota realizou a apresentação dos assuntos do dia e foram abordados, dentre outros:
- Comissão Vida e Família: Apresentação da proposta pastoral, repreesntados pelo padre Jésus Waner e seminarista João Francisco, voltada para a evangelização de “famílias recém-constituídas”; Dinâmica catecumenal e com perspectiva missionária.
- Formação para os Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística: Cadastramento dos Ministros já atuantes nas paróquias; formação de novos Ministros a serem provisionados para o exercício do Ministério.
- Formação de Dirigentes da Celebração da Palavra, cuja subcomissão foi representada pelo seminarista Glauco, que visa assegurar a “celebração dominical”, da Eucaristia ou da Palavra, em todas a comunidades, urbanas e rurais, da Diocese; apresentação da proposta: dinâmica e conteúdo.
- Criação da Cáritas diocesana: Foi constituída no dia 08 de maio; oferecerá suporte para a promoção de campanhas e desenvolvimento de projetos, de cunho social e ecológico, em todos os municípios e paróquias que compõem a diocese de Sete Lagoas.
- Novas datas para realização das coletas que foram adiadas devido às restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.
No encontro também foram abordados temas como empenho das paróquias em oferecer assistência aos pobres, realizando ações sociocaritativas, visto que a Pandemia da Covid-19 tem aumentado o número de pessoas em situação de miséria.
Finalizando os assuntos da pauta, foi colocada a retomada das Pastorais e dos Movimentos no contexto da pandemia: enquanto houver necessidade de manter o distanciamento social, será melhor realizar todas as atividades nas igrejas, observando as determinações exigidas para as celebrações, além de outros informes das Comissões, Pastorais e Movimentos tais como a Pastoral do Dízimo Diocesana(Padre Diovane Moreli e equipe), Comissão Diocesana para as Juventudes ( Padre Willian e Seminarista Rafael Lucas) e Comissão Dioces,ana para a Liturgia pelo padre Emerson Rodrigo.
Por Ascom