Seminaristas diocesanos recebem “Ordens Menores”

No próximo domingo, (31/05), na Solenidade de Pentecostes, Dom Aloísio Vitral, bispo Diocesano, conferirá aos seminaristas Fernando Barbosa da Silva, Glauco de Castro Barbalho , Rafael Lucas Bastos Ribeiro e João Francisco Ferreira Cunha, o Ministério do Leitorato.

A celebração, sem a presença da assembleia, será às 10h, na Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas, com transmissão pelos meios de comunicação da Diocese (página do facebook e Youtube) e Rádio Cultura FM.

Sobre o Ministério do Leitorato

Todo seminarista recebe, já na fase final de sua preparação para o sacerdócio, as “Ordens Menores”, que o preparam para o Sacramento da Ordem. Conforme o Código de Direito Canônico, os Ministérios da Igreja (Leitorato e Acolitato) são degraus a serem percorridos no caminho da Ordenação Sacerdotal.

De acordo com a história da Igreja, as chamadas “Ordens Menores” são os Ministérios instituídos pelo Bispo, sucessor dos Apóstolos. Caso o Bispo não presida, por sua autoridade, ele delega algum Ministro Ordenado para que institua os Ministros Leitores ou Acólitos. Deste modo, tornam-se também, hierarquicamente, seus cooperadores na evangelização, aqueles que tornaram-se instituídos por mandato da Igreja.

O ministério do leitorato é a ordem pela qual é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada, entre outros serviços. Já que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, como também o próprio corpo do Senhor (Dei Verbum 21), é justo que haja um ministro cuja finalidade seja de, ao invés de ler, proclamar a Palavra de Deus favorecendo para que assim seja acolhida e vivida como tal. (Verbum Domini 7).

A Diocese de Sete Lagoas, o Seminário Diocesano São Pio X e o reitor da Comunidade Formativa São José (Configuração) , convidam a todos para acompanhar pelos meios de comunicação este momento de oração e fé, manifestando o sinal de corresponsabilidade no processo formativo de nossos candidatos ao Sacerdócio Ministerial.

Da Redação – Pascom Diocesana