Nesta quinta-feira, após o Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja Católica celebra em todo o mundo a solenidade de Corpus Christi, que esse ano aconteceu neste dia 8 de junho. Em todas as 41 paróquias da Diocese, haverá Missa Solene e procissão.
Em Sete Lagoas, a comunidade sacramentina do Santuário de Adoração São Pedro Julião Eymard acolheu a Paróquia Catedral de Santo Antônio que vive o 8° dia da sua trezena em louvor ao seu padroeiro.
Uma belíssima procissão com o Santíssimo Sacramento saiu às 7h da Catedral, com a presença de muitos fiéis, conduzida com louvores pelo padre Paulo Renato, juntamente com nosso Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, em direção ao Santuário de Adoração São Pedro Julião Eymard onde foi realizada uma solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Francisco e concelebrada também pelos padres que ali aguardavam, padre Jackson Frota,sss e o Padre Juan,sss.
A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.
Texto e fotos: Larissa Campos (Pascom Diocesana)