VII Jornada Mundial dos Pobres, viva essa semana!

A Diocese de Sete Lagoas, por meio da Comissão de Promoção Humana se prepara para viver a VII Jornada Mundial do Podre, que nesse ano será celebrada no 33º Domingo do Tempo Comum, dia 19 de novembro de 2023. O tema escolhido pelo Papa Francisco para este ano de  2023 é “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7). É um convite para afastar de nós a indiferença.

A atitude do bom samaritano é o caminho. Ele ficou tocado ao contemplar o drama do outro. “Quando nos deparamos com um pobre, não podemos virar o olhar para o lado oposto, porque impediríamos a nós mesmos de encontrar o rosto do Senhor Jesus.” (Papa Francisco).

                   Na perspectiva cristã, a opção pelos pobres não está vinculada a um voluntarismo ascético moral, mas a um caminho no qual o ser humano se desvela como pessoa guiada pelo princípio da compaixão, sensível ao sofrimento dos outros e feliz por compartilhar seu ser e seus bens com as pessoas, de modo especial os pobres. É preciso abrir os olhos para ver, dispor o coração para comover-se e estender as mãos para ajudar. Que esta Jornada Mundial dos Pobres nos ajude a “ver”, “a sentir compaixão” e a “cuidar deles”. (Frei Olavio Dotto)

Clique no link a seguir e tenha acesso a todo Material da CNBB: https://drive.google.com/drive/u/0/mobile/folders/1Qgsv5S9_qv0zD78Ap7b8y-kzrXBXYTMb

Gestos Concretos

O bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, solicita aos que estão à frente das paróquias da Diocese: padres, consagrados (as) e leigos (as) que se organizem dentro das suas realidades, para rezar a semana que antecede o Dia do Pobre com gestos concretos que vá de encontro aos irmãos e irmãs mais pobres. A proposta é olhar as pessoas em situação de pobreza no território da Diocese, fazê-las conhecidas, rezar por elas e com elas, lutar por políticas públicas, econômicas, reformas dos programas sociais e ações de erradicação da extrema pobreza e combate à desigualdade social.

Entre as atividades propostas pela Jornada Mundial dos Pobres, sugerimos para a Diocese de Sete Lagoas na semana do dia 12 a 19 de Novembro 2023 as seguintes propostas:

Segunda feira (13/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Refletir sobre sua realidade local.
  • Rezar pelas necessidades observadas.

O objetivo é que cada um de nós, possamos olhar o nosso entorno e para nós mesmo, e identificar as situações de vulnerabilidades existentes.

Terça feira (14/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Difundir a percepção da realidade.
  • Rezar para que mais pessoas tenham esse olhar de sensibilidade.

Busque compartilhar com as pessoas próximas (familiares, vizinhos, colegas de trabalho e etc.) sobre a sua percepção da realidade identificada.

Quarta feira (15/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Intervir na realidade.
  • Rezar para que sua disposição vá de encontro às necessidades do outro.

Selecionar dentro das realidades observadas as que mais necessitam de uma atitude concreta e se disponha a fazer algo.

Quinta feira (16/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Unir forças e orações

Nesse dia, sob a luz da espiritualidade e do amor, reúna mais pessoas que possa comungar da ideia e a partir da sua visão de realidade, trace em coletividade as estratégias necessárias para a atitude concreta.

Sexta feira (17/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Captar os elementos necessários para suprir a necessidade identificada.
  • Rezar pela compaixão e doação dos possíveis colaboradores.

Diante da realidade identificada, busque apoio (material e espiritual) para ajudar no que for necessário para sua intervenção.

Sábado (18/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Transformando realidades

Faça que seu gesto concreto, alcance quem de fato necessite dele. (Visitas, doações, orações, apoio psicológico, escuta, cuidados pessoais ou outras ações que julgar necessário.)

Domingo (19/11) – Proposta de Gesto Concreto:

  • Participar da Celebração Eucarística
  • Elevar sua prece por mais políticas públicas que venham modificar as desigualdades existentes.

Nesse dia como culminância dessa semana, que encontremos refúgio na eucaristia como nossa força para agir contra toda situação de desigualdade.

por Ascom Diocesana

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!